João Simões Lopes: ancestrais 1

JOSÉ LOPES, português, filho de Manuel Lopes e Maria Francisca, era nascido no lugar das Azenhas da freguesia de Santa Marinha do Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha, distrito do Aveiro, no dia 3 de setembro de 1746 e batizado no dia 11, casou-se a 1ª vez na cidade de Lisboa, na Igreja de Santa Engrácia, em 16 de outubro de 1776, com TERESA MARIA DE JESUS, portuguesa, natural da freguesia de São Miguel de Palhacana do concelho de Alenquer, no distrito de Lisboa, filha de Antônio da Costa e Francisca Maria de Sousa. Teresa Maria faleceu em Lisboa, no dia 12 de junho de 1783.
Deste casamento nasceram pelo menos dois filhos já descobertos:
1) Francisco, nascido em 2 de abril de 1778 na dita freguesia lisboeta de Santa Engrácia, do qual nada mais sabemos;
2) João Simões Lopes, nascido em 16 de dezembro de 1779 na mesma freguesia do irmão mais velho, que migrou para o Brasil no início do século XIX.

JOSÉ LOPES, após enviuvar, retornou a seu povoado de origem onde casou-se em 20 de abril de 1791 com MARIA RIBEIRO (= MARIA DIAS DE ABREU), nascida no mesmo lugar do marido em 9 de janeiro de 1753, filha de Manuel Ribeiro e Maria Dias de Abreu. Deste segundo casamento nasceram pelo menos dois filhos:
3) Marcelino, batizado em 6 de fevereiro de 1792, na freguesia de São João de Loure (vizinha a Alquerubim).
4) Simão, batizado em 30 de agosto de 1795 na mesma freguesia do irmão.

BATISMO DE JOSÉ LOPES (ipsis litteris)
Jozeph (Azenhas) f.º leg.º de Mel Lopes e de sua molher Maria Fran.ca do Lugar de Azenhas nasceo aos tres dias de setembro da Era de mil e setecentos e quarenta e seis @ e foi Baptisado solemnem.te por mim aos onze dias do mesmo mes, e era acima forão PP. o P.e Ant.o João do Salgueiral, e Thereza de Arauio, m.er do Cap.am Simão Miz Ballão das Azenhas nepto pella p.te paterna de Jozé Lopes e de Izabel João e pella p.te materna nepto de Fran.co Simoins e de Maria fran.ca todos do Lugar das Azenhas desta freg.ª meieiros, e de tudo mandei fazer este acento q asignei no dia, mes, e e E. ut supra = O Prior Bento Tavares da Sylva
CASAMENTO DE JOSÉ E TERESA (ipsis litteris):
" Aos dezesseis dias do mes de outubro de mil sete centos e setenta e seis nesta Parochial de Santa Engracia de tarde em minha presença e das testemunhas abaixo assignadas em virtude de um alvará do R.do D.os Luiz dos casamentos Joaquim Salter de Mendonça se casarão por palavras de pres.te na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Patriarcado JOSÉ LOPES solteiro, filho leg.mo de Manoel Lopes e M.a Francisca batizado na freguesia de Santa Marinha de Alcorobim Bispado de Aveiro e morador nestra freg.a de Santa Engrácia com TERESA MARIA solt.a, filha de Antônio da Costa e Fr.ca Maria, natural e batizada na freguesia de S.Miguel de Palhacana deste Patriarcado e moradora nesta freg.a de S.ta Engrácia foram testemunhas presentes o beneficiado Antônio Thomas da Gama e José Antônio da Silva, moradores em Val(...)ezevo desta freguesia e comigo assinaram.
O Cura Ben.do Manuel Lopes. "


BATISMO DE FRANCISCO, 1º filho de José e Teresa,
Aos treze dias do mes de Abril de mil e setecentos e setenta e outo annos nesta Parrochial de Santa Engracia baptizei e pus os santos oleos a FRANCISCO que nasceo ao dous dias do prezente mes filho leg.mo de Joze Lopes e de sua mulher Thereza Maria moradores na quinta do (Meio?) desta freg.a e na mesma (...ditos) Padr.o o Ben.do Antonio Thomas da Gama = O Cura Ben.do (...)


ÓBITO DE TERESA MARIA DE JESUS
Aos doze dias de junho de mil settecentos e outenta e tres annos no caminho abaixo da Penna desta freg.a falleceu com os Sacramentos Thereza Maria cazada com Jose Lopes e foi sepultada no corredor desta Parochial Ermida de Nossa Senhora do Paraizo = Prior Encom.do Fran.co Cardozo Mont.ro

SEGUNDO CASAMENTO DE JOSÉ LOPES, COM MARIA DIAS DE ABREU
Aos vinte dias do mes de Abril de mil setecentos e noventa e hum nesta Igreja de S.João de Loure Bispado do Aveiro na minha prezença e das testemunhas abaixo assignadas precedendo as tres denunciacoens canonicas a licença do Ordinario na forma do Concil. Trid. conhecida(?) se Receberão matrimonialmente tampempe(?) nem bençãos Jose Lopes viuvo de Thereza de Jezus Com Maria Dias de Abreu filha legitima de Manoel Ribeiro e Maria Dias de Abreu do lugar das Azenhas desta freguezia e meeiro de Alcherubim. Forão testemunhas Christovão Antonio e Gabriel da Silva deste mesmo lugar de S.João. E para constar fis este assento que assignei dia mes e anno ut supra = O Encomend.o Joze Antonio da Silva = Christovão+Ant.o = Gabriel da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

F8-N1-Bn4 Luiz Augusto de Assumpção (1884-1952)

O INÍCIO DA FAMÍLIA SIMÕES LOPES

F1 João Simões Lopes Filho (1817-1893), Visconde da Graça