O INÍCIO DA FAMÍLIA SIMÕES LOPES

João Simões Lopes, português, 36 anos de idade, filho de José Lopes e Teresa Maria (de Sousa), casou-se na Oratório da Fazenda Pelotas, em 16 de julho de 1815, com Isabel Dorotéia da Fontoura, com 20 anos de idade, brasileira, filha do coronel José Carneiro da Fontoura e Dorotéia Francisca Isabel da Silveira. O casamento foi registrado na igreja de São Francisco de Paula, em Pelotas/RS.
Deste casamento nasceram oito filhos:

F1. João Simões Lopes Filho
F2. Vicência Maria da Fontoura
F3. Isabel Dorotéia Clara da Fontoura
F4. Antônia (1.ª de nome)
F5. José
F6. Ildefonso Simões Lopes
F7. Antônia (2.ª de nome)
F8. Cândida Clara da Fontoura

Assim teve início a família Simões Lopes. Os filhos herdaram o sobrenome paterno, enquanto as filhas usavam o sobrenome materno. Visto que Ildefonso só teve uma filha, Ernestina Simões Lopes, o sobrenome foi perpetuado através da descendência do primogênito João.

Comentários

  1. Bom dia. Na data de hoje, 26/12/2009, o jornal Correio do Povo publicou na seção Há um século no CPovo na seção cronologia, ver site: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=87&Caderno=0&Noticia=76492. Eu me interessei porque admiro o escritor pelotense João Simões Lopes Neto e vim pesquisar na internet. Não encontrei na árvore genealógica os "atores" dessa matéria do jornal, o Ildefonso Simões Lopes e seu filho. Se pudessem me ajudar a esclarecer isto eu agradeceria muito. Jefferson Marques de Melo, de Porto Alegre, RS. jeffersondemelo10@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Joao,
    Pesquisando sobre minha familia, vi a nota que voce mandou para:
    http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=CEDROS;lang=pt;p=antonio+pereira;n=de+medeiros;oc=3

    Tenho os descendentesdesta familia, que `e a de minha mae.
    Se tiveres interesse entre em contato comigo pelo email:cacildalimas@hotmail.com.
    meus Blog`s:
    http://cacalimas.blogspot.com.br/
    https://cacildalimas.wordpress.com/
    Abracos,
    Cacilda de Limas Francener

    ResponderExcluir
  3. João Simões Lopes , português, 36 anos de idade, filho de José Lopes e Teresa Maria (de Sousa), casou-se na Oratório da Fazenda Pelotas, em 16 de julho de 1815, com Isabel Dorotéia da Fontoura , com 20 anos de idade, brasileira, filha do coronel José Carneiro da Fontoura e Dorotéia Francisca Isabel da Silveira. O casamento foi registrado na igreja de São Francisco de Paula, em Pelotas/RS. Deste casamento nasceram oito filhos: F1. João Simões Lopes Filho F2. Vicência Maria da Fontoura F3. Isabel Dorotéia Clara da Fontoura F4. Antônia (1.ª de nome) F5. José F6. Ildefonso Simões Lopes F7. Antônia (2.ª de nome) F8. Cândida Clara da Fontoura
    GOSTARIA DE DAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO COM RELAÇÃO AO TEXTO ACIMA: O ORATÓRIO ONDE OCORREU O CASAMENTO DE JOÃO SIMÕES LOPES E ISABEL DOROTHEIA DA FONTOURA, NA REALIDADE FOI NA CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, NA "ESTÂNCIA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES" EM PELOTAS. A IMAGEM AINDA EXISTE E ESTA NA REFERIDA ESTÂNCIA, FOI TRAZIDA DA COLÔNIA DO SACRAMENTO PELO CORONEL THOMAZ LUIS OSÓRIO, PRIMEIRO DONATÁRIO DAS TERRAS QUE COMPÕEM PARTE DO MUNICÍPIO DE PELOTAS, HOJE BAIRRO LARANJAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo complemento. O meu texto referiu-se ao registro do casamento como foi na Matriz de S. Francisco.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

F8-N1-Bn4 Luiz Augusto de Assumpção (1884-1952)

F1 João Simões Lopes Filho (1817-1893), Visconde da Graça